quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

ESCOLA DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS É SINÔNIMO DE SUPERAÇÃO

Ao divulgar documento contendo instruções normativas para o funcionamento escolar no ano de 2015, a Secretaria Estadual de Educação confirma no mesmo o reflexo de um trabalho sério, focado e com bastante ênfase numa escola jurisdicionada à URE de São João dos Patos.
O CE Aquiles Lisboa, escola localizada no município de São Domingos do Azeitão-MA , foi em  manchete em 2012 ao ter, com seus singelos 383,71 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2011, conseguindo chamar a atenção de todo o Estado e do Brasil, como sendo a última escola do Brasil  das 10077 escolas avaliadas naquele ano no país.
Atualmente, gestão, professores, alunos e comunidade não encontram espaço no rosto para estampar ainda mais seu sorriso.Esses mesmos atores não encontram mais palavras para expressar o resultado do trabalho desenvolvido por todos da escola e comunidade, pois simplesmente estão entre as melhores do Estado em dois anos após o vexame, pois como já divulgado pelo Instituto Anísio Teixeira-INEP, a escola está simplesmente entre as quatro (únicas) escolas com desempenho considerado “excelente” (melhor nível de qualidade do SAEB) no Estado do Maranhão, ocupando o 3º lugar no Estado, atrás apenas do Colégio da Polícia Militar e da UI Aluízio Azevedo (ambas de São Luis)  no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- INEP, com 5,2.
Reunião para apurar problemasLista de frequência em Simulado            Comoção dos alunos
 De quem é o mérito? 
É importante ressaltar que, ao termos conhecimento dos resultados do ENEM daquela escola em 2011, a primeira pergunta feita foi: ” De quem é a culpa?” – Na ocasião, ninguém virou as costas, ou apontou culpados. Todos foram realistas, assumiram sua parte e foram à luta, contribuindo da forma que podiam na busca por melhores resultados.
O que foi feito? Além de assumir a culpa, foi feito apenas o necessário. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira define muito bem a incumbência de cada ator no cenário educacional, e os agentes da mudança buscaram cumprir o seu papel, com o apoio dos alunos e pais, colaborando positivamente com o trabalho dos professores e gestores. Vale lembrar, que gestão, e supervisão residem a mais de 50 km da escola, e desafiaram-se para a mudança de postura envolvendo escola, comunidade, URE e SEDUC, e se propuseram a fazer além da suas possibilidades, como planejar-se além do previsto, acompanhar, orientar, cobrar além das indiferenças e até mesmo ofensas, estudar, buscar ajuda, parceria, material complementar. Enfim, relata a professora Léia (Gestora) e Profa. Rita (Supervisora), fizemos apenas o básico do nosso trabalho para tudo dar certo.
Simulados                                   Aplicação de Simulado                     Reunião com a SEDUC
 O sucesso motiva e toma conta de todos, podemos festejar, pois a média do exame de 2014 já foi calculada pela própria escola, e já é conhecida, pois os alunos contribuíram  revelando-a, e o CE Aquiles Lisboa já cultiva a marca de  486,04 (2014- dados computados pela escola como os anos anteriores e confirmados posteriormente) contra 383,71 (2011) , um crescimento de 102,33 pontos na média.
 Vale lembrar que o IDEB do Município de São Domingos do Azeitão é 2,8.
 Para entender melhor o que aconteceu pra uma melhora tão eficiente, consideremos:
1- Todo o déficit docente foi sanado em tempo hábil nos 3 (últimos anos);
2- Intensificação da orientação e acompanhamento do trabalho docente;
3- Planejamento baseado em indicadores de avaliações externas;
4- Acompanhamento da família;
5- Horários extras de reforço (voluntário);
6 – Oficinas de redação;
7 – Incentivo constante da gestão e de professores;
8- Aplicação de simulados e avaliações para diagnóstico de desempenho por área, com planejamento a partir destes resultados;
9- Acompanhamento, orientação, controle, planejamento de acordo com as diretrizes curriculares implementadas pela SEDUC sob coordenação da URE;
10- Acompanhamento das ações e registro em relatórios;   11- Disponibilização de recursos, estrutura e programas: PROEMI, carteiras, laboratório de matemática e informática.
Para nós o CE Aquiles Lisboa será sempre lembrado como sinônimo de superação e exemplo de conquista. Valeu a experiência. Parabéns à escola.
Observação: O crescimento do IDEB deu-se principalmente pelo crescimento da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática na Prova Brasil.
Consulte o documento com o IDEB:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *