quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

Paraibano:Secretaria de Saúde Realiza Curso Sobre Saúde Mental e Drogas

Enfermeiras Lígia e Lucimar  Foto:Lasan
Enfermeiras Lígia e Lucimar Foto:Lasan

As enfermeiras Lucimar Sá da Silva e Lígia Cristinne Mota Monteiro iniciaram  no  dia 20 de fevereiro, a ministrar  o curso Caminhos do Cuidado na Escola Irmã Gema Rover em Paraibano.

O curso tem como objetivo contribuir com a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica (ATEnf), para que os mesmos possam atuar como agente de mudança nas práticas de cuidado em saúde mental e uso prejudicial de drogas, ajudando-os a reconhecer as situações problemáticas presentes no dia a dia dos seus territórios (área de cobertura de cada ACS) e a facilitar o acolhimento necessário dos usuários, por meio da mobilização e articulação de uma rede de apoio social e comunitária.

Em Paraibano são duas turmas de 36 participantes cada (total 72 profissionais) e será realizado em cinco encontros com previsão de encerramento no dia 25 de março. O cronograma mostra dez encontros e contempla outros municípios da região a exemplo de Passagem Franca. Com carga horária de 60 horas, sendo 40 horas por meio de atividades e 20 horas a serem realizadas no território de atuação, o curso terá acompanhamento de tutores e a aprovação se dará com 75% de participação nas aulas.

O curso foi organizado a partir de três eixos temáticos, o primeiro eixo é voltado para o conhecimento do território, as redes da atenção, os conceitos políticos e as práticas de cuidado em saúde mental, o segundo mostra a caixa de ferramentas dos ACS e ATEnf na Atenção Básica e por último o eixo temático transversal onde serão discutidas o processo da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001), da política de saúde mental, redução de danos, atuação na rede de atenção e na construção de territórios da paz.

Tem como base a política de atenção integral e cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de crack, álcool e outras drogas e como principal objetivo o de transformar, melhorar e humanizar a vida dessas pessoas. As finalidades desse projeto é oferecer formação em saúde mental onde serão desenvolvidas uma série de ideias e ações que possam melhorar o enfrentamento e os desafios que envolvem o tema saúde mental.

Em depoimentos durante dinâmica nas aulas, a maioria dos participantes disse que as experiências adquiridas nas aulas, vão melhorar na forma de agir de forma correta com suas comunidades: “Espero que essas informações nos tragam mais conhecimentos e confiança para colocarmos em prática nas nossas comunidades” disse Teresa Carvalho Ribeiro ACS do PSF da Subestação.

Para a tutora Lucimar Sá o curso Caminhos do Cuidado vem ajudar os profissionais a reconhecer as singularidades de cada situação, com foco na promoção de saúde e prevenção das doenças e traçar formas de cuidados voltados para a defesa da vida.

PARAIBANONEWS

O curso Caminhos do Cuidado vem em momento oportuno para a nossa região. Com o aumento na introdução de entorpecentes e de usuários de drogas refletindo na falta de políticas públicas específicas e locais apropriados para atendimento dessa parcela da sociedade, as experiências adquiridas no reconhecimento do problema, o mapeamento e a desnaturalização dos (pré)conceitos sobre drogas vai produzir novas metodologias nas ações que devem ser aplicadas em caráter de urgência. O tema das drogas é muito mais abrangente e complexo do que às vezes parece ser e é preciso ser olhado de maneira ampliada, considerando as diversas culturas e histórias individuais e coletivas para o enfrentamento desse problema que cresce a cada dia em nosso território.

Que todos os atores (CAPS, RAPS, ESF, Escolas, Políticos, Polícias, Igrejas, Comunidade) se unifique se fortaleça e proponha-se a ajudar as famílias para que esta ajude seus membros mais necessitados. Que se evite o isolamento social ou abandono dos entes e que apoiem as famílias para que estas consigam lidar com essa problemática do sofrimento mental e das drogas que é uma triste realidade agora em nossa região.

Abaixo mais fotos do curso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *