quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUES

MAJOR EMERSON FALA DA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Major Emersom em Palestra na escola Newton Bello  Foto:Lasan
Major Emersom em Palestra na escola Newton Bello Foto:Lasan

Em palestra realizada na segunda-feira (23) na Unidade Escolar Governador Newton Bello em São João dos Patos, o comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Emerson Bezerra disse que a criminalidade na região tem diminuído e que em dois meses não aconteceu nenhum homicídio nos municípios do médio sertão maranhense. O major foi convidado pela escola para fazer palestra para pais e alunos no início do ano letivo de 2015. A palestra tinha como foco a importância da família na escola. Emerson Bezerra destacou que os pais devem cuidar dos filhos e conversar com professores e todo o corpo docente da escola para saber como seus filhos estão sendo educados. O major chamou a atenção para o perigo que são adolescentes estarem nas ruas fora do horário permitido pela lei : “Crianças a meia-noite nas ruas não está certo” disse major Emerson”O que crianças estão fazendo nesses horários nas ruas?” perguntou Emerson “Alguma coisa não está certo e os pais são responsáveis por essas crianças” completou o major da Polícia Militar de São João dos Patos. Emerson Bezerra revelou que ao iniciar o comando da 6ª CIA da PM o número da violência na região era imenso, principalmente em relação ao trânsito “Isso melhorou muito, depois que a PM passou a fazer ronda ostensiva” disse o major “Mais ainda temos muito trabalho. Nesse carnaval observei muitos menores consumindo álcool, nos blocos e nas festas, menores nas ruas durante a madrugada”

Direção da escola: Coordenadora Jurema falando e diretor Joãosinho e coordenadora Nete sentado. Foto:Lasan
Direção da escola: Coordenadora Jurema falando e diretor Joãosinho e coordenadora Nete sentado. Foto:Lasan

informou “Diante disso, orientei ao policiais, que a partir de agora o menor que for encontrado nas ruas depois do horário, a PM vai pegar essa criança e entregar ao Conselho Tutelar para que tome as devidas providências” afirmou   Emerso Bezerra. O major falou do papel dos pais sobre o incentivo aos estudos dos filhos, pediu maior participação dos mesmos nas atividades e reuniões da escola e que haja respeito dos alunos como todos na escola. A Professora Orleany Santana promoveu dinâmica com os pais e o cabo F. Alves disse em sua palestra que os pais devem ser parceiros da escola e amigos dos filhos, dando carinho e atenção “Nesse mundo existem duas coisas que fazemos e devem marcar nossa vida, a primeira são nossas ações e segunda os nossos filhos… São isso que marcarão a nossa passagem nesse mundo. Nossos filhos levarão nosso nome, então como pais devemos mostrar boas ações” assegurou F. Alves, o professor de Português Cleiton, chamou a atenção dos pais para a situação do material escolar, que são de graça e devem ser bem cuidados, lembrou aos pais do problema do aparelho de celular em sala de aula e pediu aos pais que orientem os seus filhos a não usarem os mesmos durante as aulas, o professor de arte Leonardo Santana, pediu as família estejam mais perto dos filhos no momento da educação, que olhem seus

Cabo F. Alves
Cabo F. Alves
Professora Andressa
Professora Andressa

cadernos, que perguntem sobre como foi o dia de aula “Sei que muitos pais chegam cansados do trabalho e com isso não ligam muito como o filho foi na escola, mas isso é importante, vamos encontrar um tempinho para isso, esse momento demonstra que você se interessa pelos estudos do seu filho, demonstra carinho e ele vai entender que você se preocupa com o futuro dele, sejamos amigos dos nossos filhos, não vamos lembrar do filho só na hora da matrícula e no fim do ano… Nossos alunos que são adolescentes precisam da nossa presença, converse com ele, venha a nossa escola converse conosco, depois da  casa dos pais a escola é a continuação do futuro dos seus filhos, sejamos parceiros” disse o professor. Após a palestra os pais foram para as salas de aulas da série referida aos filhos, novamente os professores conheceram os pais para um diálogo mais próximo como forma de planejarem um ano letivo mais participativo com as famílias.

No início da palestra as coordenadoras Jurema e Nete e o diretor Joãosinho, mostraram os planos da Escola Gov. Newton Bello, leram regras de boa convivência aos quais os alunos devem ser disciplinados e pediram aos pais que opinassem e dessem sugestões para o melhoramento da educação na escola.

Professor Leonardo durante palestra
Professor Leonardo durante palestra
Professora Orleany Santana
Professora Orleany Santana

A escola Newton Bello assim como a maioria das escolas de São João dos Patos passaram por reformas e foram comprados carteiras novas nas cores da prefeitura.

Em reunião com os professores no dia 13 de fevereiro o prefeito Dr. Waldênio Sousa e a secretária de educação Oneide prometeram maiores investimentos na categoria de professores, e homenagearam com diplomas e medalhas diversos professores por realizarem ações de destaques na educação patoense no ano de 2013.

A educação de São João dos Patos foi destaque nacional em 2013 com três alunos que venceram etapas da olimpíada do conhecimento em níveis municipal e estadual, tendo a aluna Maria Clara Leal de Sousa sendo a primeira maranhense vencedora da olimpíada em nível nacional  na categoria memórias literárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *