quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

Médico Caminha 90 Kms (De Barão do Grajaú a S.J. dos Patos) Para Cumprir Promessa

Enf. Lurdinha, Dr. Fabrício e Dr. Godofredo Carneiro  Foto:Lasan
Enf. Lurdinha, Dr. Fabrício e Dr. Godofredo Carneiro Foto:Lasan

O jovem médico ludovicense Dr. Fabrício de Flores Barbosa (31) esteve neste final de semana em São João dos Patos, no leste do Estado, para pagar promessa religiosa. O clínico geral caminhou 90 quilômetros pela BR 230, saindo do Km 0 (zero) em Barão do Grajaú até São João dos Patos. O percurso da promessa foi concluído em dois dias e meio, com paradas para descansar e almoçar. Cada caminhada começava as seis da manhã e terminava as dezessete horas, quando familiares que davam apoio, traziam o jovem e seu pai para São João dos Patos para dormir e no dia seguinte reiniciavam de onde tinham parado.

Esta é a segunda vez que o médico vem cumprir o compromisso religioso. A primeira promessa foi em julho de 2009 quando os pais Arimatéia Barbosa e Maria Iracema de Flores Barbosa fizeram a promessa caso o filho que já estava formado em medicina passasse para Clínica Geral. A promessa dos pais foi atendida e Dr. Fabrício cumpriu. Agora em 2015, o jovem que é sobrinho dos médicos José Nicodemo e do famoso cardiologista Dr. Bonifácio Barbosa repetiu o feito anterior. Desta vez o próprio Fabrício foi quem fez a promessa, caso passasse para residência em cardiologia, o que aconteceu agora em janeiro. O clínico geral repetiu o percurso acompanhado em muitos momentos da esposa Miza Lima que é nutricionista e também passou para medicina, do pai e de alguns parentes.

Chegando a São João dos Patos  Foto:Lasan
Chegando a São João dos Patos Foto:Lasan

As raízes familiares de Dr. Fabrício são originárias do médio sertão maranhense. Seu avô José Anchieta Barbosa nasceu no povoado Vazante no município de Paraibano e seu pai Arimatéia e os tios em São João dos Patos. O avô Anchieta homem de visão, mesmo com todas as dificuldades inerentes à época, enviou os filhos para estudarem em cidades maiores, onde tinha 2º Grau, a exemplo de Floriano-PI. Foi nessa cidade piauiense que Dr. Bonifácio também estudou. O ritual da caminhada como promessa foi iniciada pelo médico José Nicodemos e tem sido seguido pelo sobrinho. Essa manifestação religiosa não muito praticada na região, chamou a atenção de motoristas, que durante o trajeto, paravam o médico e o pai para oferecer carona e se surpreendiam ao saber da promessa. Uma das maiores dificuldades relatadas pelo médico, foi a falta de acostamento da BR 230, rodovia movimentada por veículos pesados que transportam principalmente grãos e gado vindos da região de Balsas com destino ao Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, etc. “Quando víamos um caminhão vindo, entravamos no mato e depois voltávamos para a beira da pista” disse Dr. Fabrício em reportagem concedida a Messias, cinegrafista Aurélio e radialista Antonio Luis da quipe de jornalismo da TV Difusora afiliada do SBT em São João dos Patos. O médico revelou a dificuldade do trajeto, os perigos e o cansaço: “Às vezes na caminhada estávamos com familiares, as vezes só eu e meu pai conversando ou em momentos de pura reflexão, em que você pensa em desistir… O primeiro dia foi difícil muito sol, principalmente nas subidas… mas nos outros dias o clima ameno colaborou … Mas ainda tenho as costas queimadas e bolhas nos pés” confidenciou o médico durante reportagem.

Dr. Fabricio concedendo entrevista a TV Difusora/SBT de S. J. dos Patos.  Foto:Leo Lasan
Dr. Fabricio concedendo entrevista a TV Difusora/SBT de S. J. dos Patos. Foto:Leo Lasan

O médico em mensagem aos jovens que buscam um futuro melhor afirmou: “Qualquer missão que você determine a fazer, não é fácil… por diversas vezes se pode cair, quando estiver fraco, levante-se, persista e corra atrás que você consegue”. Perguntado se após a conclusão da especialização em cardiologia o médico pretendia trabalhar em São João dos Patos. Dr. Fabrício respondeu que toda a sua vida é em São Luis, mas que não deixa de ser uma boa ideia que tem seus atrativos, principalmente por ter uma história familiar como dos avós, tios e de seu pai que são da cidade e completou: “ Também tem o atrativo de ser uma cidade onde o movimento é mais leve, mais tranquilo, onde a violência é menor, mas ainda é uma coisa a se pensar no futuro” revelou Dr. Fabrício. ABAIXO MAIS FOTOS. PARA AMPLIAR A FOTO CLIQUE SOBRE A MESMA E AGUARDE CARREGAMENTO. FOTOS:  LEO LASAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *