quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

São João dos Patos: Desfile Cívico Destaca Diversidade Cultural e Atrai Milhares de Pessoas.

Desfile de 7 de setembro teve coordenação da Prefeitura de São João dos Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação

Dr. Waldênio e esposa Aline no palanque Foto:Lasan
Dr. Waldênio e esposa Aline no palanque Foto:Lasan

O prefeito de São João dos Patos, Waldênio Souza, participou, na noite deste domingo, das comemorações da Independência do Brasil, no desfile cívico, que aconteceu na Avenida Presidente Médice, no centro da cidade. A solenidade teve início com a revista da tropa da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, sob o comando do Major Emerson Bezerra que acompanhou o prefeito durante a revista.  Em seguida se dirigiram ao palanque principal das autoridades, instalado em frente à praça. Waldênio Souza e autoridades municipais assistiram ao desfile juntos. Estavam no palanque a vice-prefeita Elizamar, a primeira dama Aline, o presidente da Câmara Municipal Magrão, os vereadores Cidielson e Evangelista, a secretaria de educação Oneide, major Emerson Bezerra, etc. Mais de quinze escolas municipais, escola particular, UEMA, IFMA participaram do desfile. Diversos temas foram abordados pelas escolas envolvendo as mais variadas áreas, desde ecologia, família e sociedade, religião, política, esporte, saúde entre outros. 7 sjp2Um dos momentos marcantes do desfile cívico em São João dos Patos foi a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)   que emocionou o público com uma baliza com síndrome de dow e vários jovens da instituição, demonstrando o apoio da família no sentido de facilitar e estimular a inclusão das pessoas com deficiência no convício escolar e social. O secretário Francisco Leosvan da Secretara Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência de São João dos Patos e mais dois cadeirantes também desfilaram no evento. Pessoas da Terceira Idade e professores que contribuíram com história da educação patoense foram aplaudidos durante o desfile.  O Colégio Patoense Joana da Rocha Santos se intitulava como a pioneira em educação no município e comemorou cinquenta anos com alunos dessa faixa etária, incluindo diversos diretores de escolas que fizeram parte da história da escola. Uma criancinha de 4 anos desfilou abrindo o pelotão e emocionou a todos. Os veteranos alunos ao chegarem em frente ao palanque das autoridades cantaram parabéns ao lado da maquete de um bolo com o número alusivo à data. O Colégio Valmar (construído pelo padre Santiago que morou em Paraibano nos anos 80) levou para a avenida os valores da família, contando a trajetória de como se constitui uma família para o bem da humanidade, desde o namoro, noivado, casamento, filhos e pais acompanhando os filhos na escola, cada pelotão sendo bem caracterizado com crianças que desfilavam sob a música “Família” de Padre Zezinho. Além da família o Colégio Valmar mostrou a importância do voto consciente com jovens com camisas e placas com a frase referentes ao voto.

7 sjp 1A Escola Municipal São Sebastião trouxe o tema “Aprender Para Vencer” e as balizas vieram vestidas com camisas de times cariocas e bolas e destacava o esporte como forma de saúde e cidadania com vários pelotões com diversos estilos de esportes e uma piscina cheia de água e crianças com trajes de natação. A banda da escola era formada por crianças.

A Escola Eurico Santos trouxe o tema Semeando Saber e destacou a água como elemento vital para a vida. Uma aluna cantou à capela a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” o destaque foi um imenso arco íris formado de balões por onde passavam as balizas.

A Unidade Escolar Padre Santiago defendeu o folclore.

Muitas escolas mostraram temas em que se superavam em trajes e caracterização e coreografias. Destaque para um grupo de jovens que adentraram a avenida vestidas de batas pretas segurando velas acesas. Na coreografia ao som de música sacra os jovens após diversos passos em transe caíram por terra apagando as velas, quando um anjo com um globo passeia ao redor dos jovens adormecidos e retira-se, os jovens despem-se dos trajes negros e por baixo vestes brancas angelicais e seguem como anjos no desfile. Um show à parte. Outros temas religiosos foram desfilados como várias denominações religiosas desde o catolicismo até o budismo.

A Escola Governador Newton Bello levou o tema das oito formas de mudar o mundo estabelecidas  na declaração do milênio das Nações Unidas adotadas por 191 países em setembro de 2000.

Muitas escolas, muitos temas e uma noite para se homenagear o dia da independência do Brasil. São João dos Patos primou pelas comemorações e alunos e profissionais de educação se superaram para levar ao público uma das datas mais importantes do País. Conseguiram fazer com as pessoas presentes ao evento sentissem orgulho das riquezas culturais do nosso Brasil.

PARA VER AS FOTOS AMPLIADAS CLIQUE SOBRE AS MESMAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *