sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUESNotas curtas

14 DE JULHO DIA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, MENOS NO MARANHÃO.

Zé Santana o único candidato a lembrar do Dia da Liberdade de Expressão. Só podia ser de Paraibano, mas candidato no Piauí.
Zé Santana o único candidato a lembrar do Dia da Liberdade de Expressão. Só podia ser de Paraibano, mas candidato no Piauí.

Ontem segunda-feira foi 14 de Julho data em que se comemora o Dia da Liberdade de Expressão. O site aguardou os políticos ou autoridades se manifestarem sobre a data. Espera em vão. Um dos poucos que lembrou-se da data foi o candidato a Deputado Estadual Zé Santana. Natural de Paraibano, Zé Santana concorre a uma vaga para a Assembleia Legislativo do Piauí. Conforme a declaração de Santana em sua página no Facebook, o Dia da Liberdade de Expressão é o Momento de dizer mais uma vez que não podemos calar diante das injustiças e dos problemas do nosso País. Temos que soltar nossa voz e escancarar nosso pensamento, pelo bem do povo do nosso Brasil. Em especial ao povo do Piauí. O site aproveita e pede também para ser também no Maranhão. Sobre o Dia da Liberdade de Expressão, o estado do Maranhão é um caso especial. Ainda temos muito que discutir sobre a liberdade de expressão principalmente nos lugarejos dentro do Brasil mas longe de Brasília, dos gabinetes daqueles que se dizem representantes do povo, colocados ali pelo povo, porém preocupados com sua imagem eleitoral e buscam meios de sua proteção através de tentativas perniciosas de limitar a voz do povo, para não macular seus nomes, carreiras e vidas pessoais, mesmo que os mesmos tenham cometidos crimes políticos.

Essa semana do dia da Liberdade de Expressão só na nossa região do médio sertão maranhense houveram tentativas de “poderosos” de calar a voz de alguns profissionais de imprensa. Em São João dos Patos o radialista e repórter Antonio Luis foi obrigado a retirar uma matéria da seu site, por que publicou um acidente automobilístico… Temendo represálias, por ter sido ameaçado pelo personagem da matéria, Antonio Luis publicou em seu site: Veja:

Antonio Luis ameaçado foi obrigado a tirar a matéria do ar.
Antonio Luis ameaçado foi obrigado a tirar a matéria do ar.

POR AMEAÇAS MATÉRIA RETIRADA DO AR

Antonio Luis jul 14th, 2014 2 Comments : É AMIGOS, MUITA GENTE PENSA QUE É FÁCIL FAZER JORNALISMO, PRINCIPALMENTE AQUI EM SÃO JOÃO DOS PATOS. EXEMPLO, FIZ A MATÉRIA DO SENHOR QUE INFELIZMENTE FALECEU HOJE A TARDE NO CASTELO DE ACIDENTE DE MOTO.
ACREDITE, NO MOMENTO EM QUE EU ESTAVA LÁ NO LOCAL DO ACIDENTE, FUI AGREDIDO POR UM ELEMENTO DE NOME MANOEL E QUE SE DIZIA SER AMIGO DA VITIMA E ESTAVA BASTANTE EMBRIAGADO.
ELE PARTIU PRA CIMA DE MIM COM SOCOS, VÁRIOS SOCOS, MAS NÃO REVIDEI,AO CONTRARIO DEI CONSELHO PRA ELE.
E DEPOIS QUE FIZ A MATÉRIA, RECEBI VARIAS AMEAÇAS DE OUTRAS PESSOAS DA FAMÍLIA, PORQUE POSTEI FOTOS DO ACIDENTE, ENTENDO QUE MUITAS FAMÍLIAS NÃO GOSTAM DE VER FOTOS DE PESSOAS DE SUA FAMÍLIA EM ACIDENTE, SÓ QUE AS FOTOS QUE POSTEI NÃO MOSTRAVA O ROSTO DA VITIMA, MESMO ASSIM FUI MUITO AMEAÇADO.
ALGUNS DELES VINHERAM AQUI NA MINHA CASA ME AMEÇAR, SOU PAI DE FAMILIA, TENHO FILHOS PRA CRIAR E TEMENDO REPRESÁLIA RETIREI A MATÉRIA DO AR.

Outro crime contra a liberdade de expressão aconteceu ainda no Maranhão, conforme relatou o jornalista Ademar Sousa do site Tribuna do Maranhão, veja: Jornalista e blogueiro é vítima de tentativa de censura por publicar notícia em portal  Em 2014-07-14 20:20:00 – Por Ademar Sousa: O jornalista e blogueiro Ademar Sousa, do Tribuna do Maranhão, está às voltas com um problema de liberdade de Imprensa e de direito à informação: quase um ano depois de postar informação sobre denúncia de desvio de finalidade, ele responde a ação de indenização por danos morais com pedido de liminar. Os autores da ação

Jornalista Ademar Sousa tentativas de calar através de processos
Jornalista Ademar Sousa tentativas de calar através de processos

querem que o blogueiro pague indenização de 40 salários mínimos.  Jornalista e blogueiro Ademar Sousa diz que está sendo vítima de perseguição política. Raimundo Vieira Mascarenhas e Detudes Pereira de Almeida são os responsáveis pela ação judicail. Sua advogada é Amanda A. Waquim, filha da ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim. O fato de a ação ser apresentada por advogada, filha da ex-prefeita, leva o jornalista a imaginar que se trata de tentativa de prejudicá-lo no exercício do seu direito de informar. Leia mais em: http://www.tribunadomaranhao.com.br/blogs/ademar-sousa

O exemplo mais emblemático sobre a tentativa de amordaçar os profissionais que trabalham com comunicação, partiu do candidato ao governo do Maranhão em 2014, Lobão Filho, que há alguns dias ameaçou processar todos os jornalistas que não informaram notícias que não Edinho tenta amordaçar a imprensa e entra com processos …: blog.jornalpequeno.com.br/…/edinho-tenta-amordacar-imprensa-e-entra-.: 07/06/2014 – Edinho Lobão ameaça a liberdade de imprensa … Além dos dois radialistas, Edinho Lobão também processa os jornalistas Cunha Santos, John Cutrim, … E para o outro filho, este do ministro Édson Lobão, falar a verdade é …Ler maisem:http://blog.jornalpequeno.com.br/raimundogarrone/2014/06/07/edinho-tenta-amordacar-imprensa-e-entra-com-processos-contra-jornalistas/…

Em todos os casos é preciso que a Justiça procure inibir esse tipo de crime que tira o maior bem do ser humano que é a sua liberdade de falar o que sente e também de mostrar ao povo o que muitos não querem mostrar por interesses escusos.

O Maranhão é um dos estados em que a imprensa sofre com os mandos e desmandos de políticos e autoridades que se acham acima das leis. Como a maioria dos municípios são pequenos e pobres para o povo, os mandatários se acham ainda como coronéis e ameaçam veladamente ou até mesmo explicitamente quem os questioná-los. Apesar de vivermos em uma democracia não é bem assim que funciona o regime nesses cafundós do Maranhão. Qualquer morador de uma cidadela do Maranhão sabe que se ele falar mal do prefeito(a) vai ter que se explicar, mesmo que o sujeito esteja cheios de razão.  E nem precisam colocar arapongas, geralmente existem pessoas pagas para ficarem ouvindo os que os vizinhos ou colegas dizem. Existe até aqueles que se oferecem, geralmente chamados de puxa-sacos ou baba ovos. Tem gestor que adora esse tipo de gentalha. É o AI-5 dos tempos atuais. Liberdade de Expressão não existe no Maranhão. Mas é bom lembrar as autoridades a origem da liberdade de expressão que surgiu da revolta do povo.

bocaEm um 14 de julho, há dois séculos, lá para trás do mundo e na frente de todos, na França acontecia a Queda da Bastilha, marco da revolução francesa. E o mundo seria outro daí então (menos no Maranhão é claro, onde a rainha e reis são outros que começam com S). E para aqueles que não sabem ou não quiseram ainda saber, a Revolução Francesa trouxe consigo um mar de liberdades até então nem sonhadas e inspirou, não só a Constituição Francesa de 1848, mas também a atual Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que serviu de base para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948: “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião…” Art XVIII

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão…” Art XIX . E assim hoje, dois séculos depois não só comemoramos no dia 14 de julho quedas, bastilhas, revoluções. Celebramos sim o dia mundial da liberdade de expressão… Direito inalienável ao homem e tão espoliado por ele mesmo.

Em nossos municípios vizinhos apesar de alguns acharem que são deuses e terem prazer sádicos em humilhar os humildes, esquecem que o poder é efêmero. Mas enquanto estão na gestão, e muitos sem oposição, continuam a maltratar, oprimir como forma de prazer.  Até quando? Deus proverá. Liberdade de Expressão Já. Seja aqui ou em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *