sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUESNotas curtas

Agência do INSS na Região: Prefeita de Pastos Bons Entra na Disputa .

Dep. Dutra e Ministro da Previdência Garibaldi Alves
Dep. Dutra e Ministro da Previdência Garibaldi Alves
Antigo prédio construído para o INSS que nunca se concretizou em Paraibano
Antigo prédio construído para o INSS que nunca se concretizou em Paraibano

As Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Paço do Lumiar e Porto Franco, oriundas de emenda parlamentar do deputado federal Domingos Dutra (SD/MA) serão entregues ainda este ano. Foi o que informou o coordenador geral de engenharia e patrimônio Público, Marcos de Brito Campos.

O deputado federal Domingos Dutra se reuniu na terça-feira (1/7) com o ministro da Previdência Social (MPS), Garibaldi Alves Filho e com o coordenador geral de engenharia e patrimônio imobiliário, Marcos de Brito Campos para pedir celeridade nas construções de agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com recursos de emendas parlamentares de sua autoria nos municípios de Pastos Bons, Itapecuru, Paço do Lumiar e Porto Franco. De acordo com o coordenador, a agência de Paço do Lumiar, que está 90% concluída será entregue no próximo mês de setembro. Já a agência de Porto franco segue com 85% das obras concluídas.

Prefeita de Pastos Bons Iriane Gonsalo
Prefeita de Pastos Bons Iriane Gonçalo

A prefeita Iriane Gonçalo de Sousa de Pastos Bons também esteve presente na audiência ratificando juntamente com o deputado um pedido antigo para a construção de uma agência do INSS em seu município.  Para acelerar o processo Domingos Dutra se comprometeu a indicar emenda parlamentar que possibilitará a construção caso o ministério não consiga com recursos próprios.

“A audiência foi positiva, pois o ministro Garibaldi sempre foi atencioso com as nossas demandas. Tenho certeza que a agência de Pastos Bons será construída para atender ainda os municípios Benedito Leite, Sucupira do Riachão e do Norte, Mirador, São João dos Patos, Paraibano e Nova Iorque”, afirmou o deputado. A conclusão das obras da Agência de Carutapera que está paralisada há mais de quatro anos também foi solicitada.

PARAIBANO NEWS.COM: Com o pedido da prefeita de Pastos Bons para que seja instalada uma agência do INSS naquele município, sobe para dois (depois de Paraibano) os prefeitos que tem corrido atrás deste órgão federal, que atrai economia positiva para as suas cidades. No ano passado em reunião realizada em Paraibano, todos os prefeitos da região confirmaram que iriam lutar para que Paraibano finalmente tivesse a agência do INSS. O que seria para ser instalado em junho de 2013 não se confirmou. Meses depois o prefeito Waldênio Sousa afirmou que o então ministro do Turismo Gastão Vieira havia prometido a agência para São João dos Patos. Mas até agora a Agência do INSS na região do médio sertão maranhense deve estar se aposentando por óbito. Morreu as esperanças de alguns prefeitos de ter  a agência em seu município. Menos para Iriane Gonçalo que quer ressuscitar o órgão de seguridade social no primeiro município do sertão. A luta de Waldênio e Iriane promete.  O prefeito de São João dos Patos acredita que a agência do INSS vai mesmo para aquela cidade dos bordados. Agora é Iriane Gonçalo(depois de Paraibano e São João dos Patos) que reivindica a agência do INSS. E Iriane foi esperta igual Waldênio. Nesta terça-feira  enquanto alguns prefeitos estavam se preparando para ir a um jantar em no Maracangalha um restaurante chic em São Luis, para comemorar a confirmação da pré-candidatura Arnaldo Melo como vice ao governo do Maranhão, Iriane estava se preparando para conseguir mais benefícios para o seu município Pastos Bons. Ou seja em vez de jantar ela tava comendo a rifa, como diz o ditado. Depois os outros prefeitos ficam reclamando e lambendo os dedos lambuzados do banquete ao qual o povo não foi convidado, mas que desconfia quem pagou a conta.

Reunião dos prefeitos em 2013 quando prometerem que  agência do INSS seria instalado em no mês de junho do ano passado.
Reunião dos prefeitos em 2013 quando prometerem que agência do INSS seria instalado no mês de junho do ano passado.

Uma agência do INSS para essa região é uma disputa acirrada que começou há mais de 20 anos aquí no município. Paraibano chegou até a construir um prédio (que hoje precisa de reforma e fica bem ao lado da Câmara de Vereadores) na esperança de sensibilizar os Governos para a necessidade de uma agência nessa região que é dependente das agências  do INSS em Floriano-PI ou Presidente Dutra-MA. Anos a fio sem solução, ao que parece, o prédio do INSS vai acabar igual as promessas políticas, no esquecimento. Em Paraibano já houveram tantas promessas dessa agência vir a funcionar no município que o povo já cansou e não acredita mais, inclusive já virou motivo de piada, a mais famosa é a que corre na rádio calçada: “Vote Em Gastão Vieira e Se Aposente em São João dos Patos”. o motivo da piada é que o de novo pré-candidato agora ao Senado nas próximas eleições, sempre foi votado em Paraibano, mas na hora de votar a favor do INSS no município não titubiou, votou a favor do INSS na cidade vizinha, afinal o colégio eleitoral alí é maior. O povo de Paraibano merece. Mas a questão do local para instalar a agência,  é mais provável que  INSS vá mesmo para a Princesinha do Sertão como é chamada a cidade de São João dos Patos. Mas isso não desanima Iriane Gonçalo que agora entra na corrida e como os paraibanenses pode vir a sonhar, espera-se que não seja por mais de 20 anos e também não vire piada como o INSS de Paraibano..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *