quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

TOTÔCA É CAMPEÃO DOS TUCUNS

DSCF4349GIL LOPES PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL PRESTIGIOU O CAMPEONATO E FOI ELOGIADO POR TORCEDORES.

A final do campeonato de futebol do povoado Tucuns em Paraibano atraiu mais de mil pessoas que foram prestigiar o evento promovido pelo proprietário do campo senhor  Edmilson Coelho de Sousa.  A presença mais festejada foi a do vereador e presidente da Câmara de Barra do Corda e pré-candidato a deputado estadual Gil Lopes, que veio especialmente daquela cidade  horas depois do encontro “Diálogo Pelo Maranhão com Flávio Dino” e comitiva na noite de sábado. O paraibanense Gil Lopes veio a convite de Olivan Coelho. Olivan e Dugero patrocinaram os troféus e brindes para sorteio, como incentivo ao esporte no município de Paraibano. Em entrevista a este site Paraibanonews.com o vereador Gil Lopes explicou o simples ato de Olivan e Dugero é uma espécie de incentivo ao esporte na região e o faz lembrar-se da época em que jogava no bairro Marajá, em campinhos, pés descalços e com bolinhas de borracha: “Esporte é um meio de socializar as pessoas para um mundo melhor e de paz” disse Gil Lopes. As palavras do vereador foram confirmadas pelos visitantes e participantes durante o evento, onde reinou o clima de confraternização como exemplo de que o esporte se bem aplicado traz benefícios a todos..

Time da Jussara  Foto:Lasan
Time da Jussara Foto:Lasan
Time do Totôca  Foto:Lasan
Time do Totôca Foto:Lasan

A final do campeonato foi disputada entre as equipes da Jussara e do Totôca (base da seleção de Paraibano e de Pastos Bons segundo informações do goleiro Mano). Em um jogo equilibrado para duas as equipes, a partida foi decidida no primeiro tempo com três gols. O gol que abriu o “placar” aconteceu por volta dos vinte minutos, quando uma bola cruzada da ponta direita, não foi interceptada pela zaga da Jussara e o atacante Roberto livrou-se na saída do goleiro Mano e tocou no canto esquerdo. Time do Totôca 1 a 0. Mas não demorou muito para que o time da Jussara em uma descida veloz pela direita com Daniel que cruzou para Tácio (7) que driblou o zagueiro e fuzilou contra o goleiro Fran. Empate em 1 a 1. O jogo continuou com lances bem disputados, mas a zaga do time da Jussara repetiu a falha e dessa vez quem aproveitou foi o craque Del (10) que de frente ao goleiro Mano tocou no mesmo canto esquerdo, balançando as redes da Jussara. 2 a 1.

Goleiro Mano  da Jussara  Foto:Leo
Goleiro Mano da Jussara Foto:Leo

No segundo tempo o veterano goleiro Mano resolveu gritar em campo (lembrando o goleiro da seleção paraibanense Franklin). O árbitro da partida, Jota Filho já tinha aliviado a barra do goleiro Mano, quando após o apito de impedimento de Del (que seguiu na jogada) foi atingido por uma espécie de golpe de kung fu do goleiro Mano. Amarelo para Mano. O time do Totôca resolveu pressionar o time da Jussara e descia envolvendo mas sendo barrado com faltas pela zaga da Jussara. A Jussara ficou nervosa e foi numa dessas jogadas que o goleiro Mano exagerou, após falta no jogador Hugo do time do Totôca. O goleiro Mano não aceitou a marcação e se desentendeu fisicamente com Hugo, e após esbarrões, o juiz Jota Filho puxou o cartão vermelho e expulsou os dois. O lateral direito da Jussara Renato substituiu ao goleiro Mano. O jogo terminou com o placar do primeiro tempo Totôca 2 a 1 Jussara do técnico Gerson Motos. Após a partida o técnico Totôca, reuniu o time em círculo no meio de campo e fez orações de agradecimentos. Os torcedores foram abraçar os campeões.

Na entrega dos troféus, com a presença de vereadores e da presidente da Câmara Municipal de Paraibano Ana Célia, do líder politico do Mata-Pasto Dugero e do microempresário Sebastião Alves houve mensagens de incentivo ao esporte e distribuição de  prêmios para a galera que foi animada pela banda Trilha da Noite do Anajás. Durante a entrega dos brindes o ex-candidato a prefeito por Paraibano Olivan Coelho, fez um discurso elogiando o dono da festa, senhor Edmilson, pela vontade e garra em realizar um evento tão grandioso em que todos brincaram em paz e alegria. Olivan lembrou que o esporte é uma paixão nacional e que deveria ter maiores incentivos dos patrocinadores, que os mesmos continuassem e acreditassem para engrandecimento do evento: “Quero registrar a presença do vereador de Barra do Corda Gil Lopes, que veio aqui prestigiar e apoiar o esporte. Muitos aqui devem está pensando que ele veio por que o momento é de véspera de eleição, mas não é isso. Quero dizer que em 17 de julho de 2011, há três anos atrás, o Gil Lopes colaborou com o Campeonato da Chácara do Pavão em Paraibano, de lá para cá todo campeonato e evento esportivo que ele tem oportunidade de apoiar ele apoia… e esse aqui dos Tucuns o Gil Lopes se sente feliz, por que quando menino ele jogou nesses interiores aqui perto do Marajá onde ele nasceu”… revelou Olivan que pediu ao povo que apoiasse o esporte: “Parabenizo em especial ao Edmilson por promover essa festa maravilhosa, com tanta gente humilde, trabalhadora e honesta que precisa de mais eventos nessas regiões” Olivan ainda fez três pedidos: Primeiro que Edmilson continuasse realizando o evento. Segundo: Que mais patrocinadores viessem para somar na realização do evento e terceiro que povo continuasse prestigiando: “Pois só com a participação de todos se consegue o sucesso, como este o evento” finalizou Olivan Coelho.

Olivan Coelho nos Tucuns  foto:Lasan
Olivan Coelho nos Tucuns foto:Lasan
Presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda vereador Gil Lopes   Foto:Lasan
Presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda vereador Gil Lopes Foto:Lasan

Na sua mensagem de apoio ao esporte o o presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Corda Gil Lopes, revelou que para ele é um orgulho como paraibanense  apoiar a prática do esporte, para a saúde e alegria do povo. Gil Lopes fez um breve histórico de sua vida como esportista e disse que foi jogador de futebol, presidente de  time em Chapadinha-MA e Barra do Corda. Gil Lopes também fez uma trajetória da sua vida política informando que está há 20 anos trabalha com o povo, como seu representante eleito ou não e que agora na atual gestão municipal em Barra do Corda foi eleito como vereador  e por duas vezes eleito como Presidente da Câmara Municipal por unanimidade dos parlamentares. Gil Lopes afirmou que quer trabalhar mais por essa região do médio sertão maranhense. Gil Lopes foi elogiado e aplaudido pelos participantes do evento.

Edmilson Sousa, organizador do Campeonato dos Tucuns     Foto:Lasan
Edmilson Sousa, organizador do Campeonato dos Tucuns Foto:Lasan

O responsável pelo campeonato Edmilson Coelho de Sousa informou ao site que há seis anos promove o campeonato: “Tudo por amor ao esporte” revelou, mas que financeiramente é difícil promover uma festa tão grande: “O que ajuda mesmo são os apoios dos amigo a exemplo do vereador Gil Lopes e alguns vereadores daqui” explicou Edimilson “Mas é preciso maior incentivo por parte das autoridades” Edmilson ainda agradeceu ao apoio da Polícia Militar e de todas as pessoas que brincaram em paz. Na final do Campeonato do Tucuns, estiveram prestigiando o evento o técnico da seleção de Passagem Franca Djael, o secretário adjunto de esportes de Paraibano Zezé Brito, o treinador Pavão, o ex-vereador Zé do Xavier, os vereadores de Paraibano Tico do Getúlio, Murilo Ribeiro, Nato, Chico Everto e a presidente da câmara municipal Ana Célia. Os vereadores de Paraibano fizeram questão de elogiar o presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda Gil Lopes pelo incentivo ao esporte. O vereador Murilo disse em seu discurso que Gil Lopes é bem vindo a Paraibano e afirmou que o esporte e o futebol deve ser de paz e que deve  prevalecer o espírito esportivo dentro e fora dos gramados não importando quem seja o vencedor.  Dugero do Mata Pasto, elogiou a festa e pediu que no próximo campeonato tenha mais patrocinadores. Porém o discurso mais rápido e polêmico foi o de Nilton Pitó, filho do ex-prefeito de Paraibano Sebastião Pitó que emocionado disse: “É a primeira vez que falo em público e estou nervoso, hoje de manhã eu vim aqui e o Edmilson me pediu para arrumar água, eu prometi e fui atrás de água e foi difícil conseguir, o cara lá do carro da água não…(Nilton não completou a frase deixando o suspense no ar e completou)… Mas vamos lutar para que melhore ainda mais essa festa” disse. A reportagem do site registrou a chegada da água em um carro pipa da prefeitura, no que foi criticado por um torcedor: “Olha a hora que a água chega!”. Eram mais de cinco horas da tarde quando o carro pipa passou na estrada em frente ao campo. Mas esse detalhe não tirou o sucesso do evento, que terminou com prêmios (leia-se Olivan e Dugero), forróresta e muita animação. Abaixo fotos da festa. Clique na foto para aumentar o tamanho:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *