Ainda de acordo com o consultor, o consócio pode discutir formas de promover o desenvolvimento regional, gerir o tratamento de lixo, saneamento básico da região, saúde, abastecimento e alimentação ou ainda execução de projetos urbanos.

O consórcio sugerido pelo prefeito Antonio Carlos deve ser formado na associação dos municípios da região do médio sertão, composta por 17 municípios, com a inclusão agora do município de Fortuna. A expectativa, segundo o gestor colinense, é que haja adesão de todos os prefeitos da região.

O Prefeito colinense explicou ainda aos colegas gestores que há grandes possibilidades de atuação conjunta de municípios através de consórcios. Segundo o prefeito, desde pequenas ações pontuais a programas de longo prazo e intensa influência sobre o destino dos municípios, os consórcios podem se constituir com menor ou maior pretensão de durabilidade e impacto, podendo assumir os mais variados objetos de trabalho.

Os Prefeitos presentes assinaram o protocolo de intenção e por unanimidade aprovaram a ata da reunião. O próximo passo é enviar as câmaras municipais o projeto de lei autorizando o município a aderir ao consórcio.

Ficou acertado também que na próxima reunião, agendada para o dia 10 de maio em Passagem Franca, os gestores já vão apresentar autorização previamente aprovada pelas Câmaras e recepcionar outros municípios que tenham interesses em aderir ao projeto.