quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUESNotas curtas

Concurso: Falta de Selos em Cartórios Desesperam Candidatos

Foto: Cartório do 2º Ofício em Paraibano foto:Lasan

Os  cartórios de São João dos Patos e de Paraibano, ficaram sem selos logo no início da manhã desta segunda-feira 7 de abril. Com a falta desse material está impossível a realização dos serviços de autenticação, principalmente de títulos e documentos de candidatos aprovados e classificados no concurso Público de São João dos Patos que tem até esta terça-feira 8 de abril para entregar os documentos na Prefeitura de São João dos Patos. A empresa Instituto Machado de Assis responsável pelo concurso deu o prazo para entrega de cópias autenticadas em cartórios dos diplomas ou certificados de conclusão dos cursos.

Como o número de candidatos aprovados são muitos e mais de 450 classificáveis, os cartórios dessas duas cidades não tiveram selos suficientes para as autenticações de tantos documentos. Os concurseiros ao se dirigirem à Prefeitura de São João dos Patos para entrega dos documentos tiveram informações que deveriam autenticar outros, que não constavam no edital, tais como certificado de reservistas, etc. As informações que não se sabe de onde surgiu aumentaram as dúvidas de quem ainda não tinha chegado ao local e que correram ou ligaram para as suas cidades para pedir a parentes que autenticassem outros documentos além do certificado de conclusão do curso, ou de pós-graduação, mestrado ou doutorado. Em São João dos Patos, os selos acabaram rapidamente no cartório. Muitos patoenses vieram à Paraibano para autenticar seus documentos, alguns conseguiram, outros não. Nos dois cartórios existentes em Paraibano, a média era de 150 selos cada um, mas não foi suficiente devido ao grande número de autenticação.

Sede do I. Machado de Assis  Foto: Hilton Franco
Sede do I. Machado de Assis Foto: Hilton Franco

Muitos candidatos estão em desespero haja vista quando faltam selos nos cartórios os mesmo fazem pedidos à São Luis e os selos chegam na parte da tarde ou pelo CORREIOS ou por algum funcionário do cartório que queira ir buscá-los na capital. Como o prazo para entrega dos títulos vai só até as dezessete horas desta terça-feira 8, a maioria dos candidatos acham que não vai haver o tempo suficiente para autenticar e entregar os títulos.

O tabelião registrador Dr. Fernando Antonio de Santana, do Cartório do 2º Ofício em Paraibano, ao atender na manhã de terça-feira (7/o4) um grande número de pessoas em buscas de autenticações dos títulos para o concurso, tomou a iniciativa de ligar para pedir selos ao Tribunal de Justiça m São Luis.

O Cartório do 2º Ofício em Paraibano será o primeiro a receber  400 selos na manhã desta terça-feira (8).

Para a funcionários Eliene Setuval do Cartório do 2º Ofício em Paraibano, as empresas e prefeituras que promovem concursos deveriam fazer uma parceria com os cartórios no sentido de avisá-los com antecedência para que os cartórios se preparassem para adquirir mais selos.

A média de selos por semana em Paraibano no Cartório do 2º Ofício é de 300 selos ou conforme a estimativa mensal, segundo informações ao site em  dezembro de 2013 do chefe do cartório o advogado Fernando Santana (http://paraibano-maranho-paraibanomanews.blogspot.com.br/2013/12/somos-os-guardioes-da-historia-de.html).

Muitos concurseiros informaram que o prazo exigido pelo Instituto Machado de Assis é muito apertado: “Eles do Instituo não cumprem os prazos que eles colocam em editais, vamos ver agora se eles prorrogam esse prazo para que os cartórios recebam o selo até a gente poder concluir as autenticações” reclamou uma professora patoense que esteve na tarde desta segunda em Paraibano e não conseguiu  autenticar os títulos por falta dos selos. Outro candidato aprovado sugeriu que a Prefeitura de São João dos Patos deveria colocar um aviso informando às pessoas que alí chegam que os cartórios das outras cidades vizinhas não tem selos, para evitar mais gastos e desgastes: “Isso também é de responsabilidade da Prefeitura de São João dos Patos” criticou uma candidata que viajara de uma cidade vizinha até Paraibano para tentar conseguir as autenticações, ela estava grávida e disse que não sabia o que fazer nesse caso. Resta ao Instituto Machado de Assis se sensibilizar com a situação e prorrogar os prazos para que candidatos e cartórios possam ter tempo para resolver a situação.

EM TEMPO: PARAIBANO NEWS

DESDE AS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (8), CANDIDATOS COMEÇARAM A CHEGAR AO CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO NA RUA SETE CENTRO EM PARAIBANO EM BUSCA DE AUTENTICAÇÃO DOSDOCUMENTOS. O CARTÓRIO ABRIU AS 8 HORAS E OS SELOS  DEVEM CHEGAR ATÉ AS  9 DESTA MANHÃ,CONFORME FERNANDO SANTANA CHEFE DO CARTÓRIO. JÁ NO CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO EM PARAIBANO (RUA CLUB DE JOVENS) OS SELOS DEVEM CHEGAR ATÉ AO MEIO-DIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *