sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUESNotas curtas

SÃO JOÃO DOS PATOS: BECO DA DISCÓRDIA : “NEM O PAPA RESOLVE” DIZ VEREADOR

 

Ver. João Evangelista, o Beco e Domingos Ladeira.
Ver. João Evangelista, o Beco e Domingos Ladeira.

São João dos Patos: O cearense Dedé Paulista (PMDB)(vereador em S.J. dos Patos) durante sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 17-03 (segunda-feira) em discurso na tribuna, cutucou a administração do prefeito de São João dos Patos Dr. Waldênio (PMDB).  Após reclamar de estradas mal conservadas na zona rural, Dedé Paulista disse que o lixo incomodava moradores da Rua da Estrela na zona urbana e pediu para que o prefeito “Valdêno”(como Dedé  pronúncia)  abrisse os “cofres” para resolver o problema.  

O líder do governo na Câmara, vereador João Evangelista (PMDB) não gostou da insinuação do colega parlamentar e em resposta às críticas alfinetou que o responsável pela sujeira era um morador da rua citada que jogava lixo ao lado da própria casa e que por diversas vezes havia presenciado tal ato. O morador no caso é o senhor Domingos Ladeira que tem reside em uma espécie de chácara, toda murada localizada na Rua da Estrela. O local da reclamação um beco de aproximadamente trinta metros de comprimentos por quatro de largura, paralelo a Rua da Estrela próximo ao Residencial Dona Sula.  O vereador João Evangelista no discurso afirmou categoricamente: “…O Domingos Sapateiro é quem está construindo o lixão na porta e ao lado da casa dele […] Nenhum prefeito fica em frente a uma casa esperando receber lixo para levar para o devido lugar […] No dia em que eu fui pedir votos para o senhor Domingos ele estava jogando lixo do lado da casa dele dizendo que ia votar para ver se alguma autoridade resolvia o problema do lixo ali… eu respondi: Eu sou a autoridade, naquela ocasião eu já era vereador… Eu sou a autoridade, passo aqui todos os dias e lhe digo esse problema não resolvo e nem o “papa” resolve” profetizou Evangelista para afirmar “…O lixo é seu, você joga, os moradores estão jogando lixo do lado da sua casa, estão fazendo um paredão […] Os moradores estão fechando aquele beco com lixo…” o vereador ainda alertou que muitas pessoas reclamavam de água e lama que invadia suas casas, que a Secretaria de Obras já fizera limpeza no local, mas que tudo voltava a ser como antes, pessoas jogando de tudo no beco. Evangelista admitiu: “… Falo isso e digo mais, falo e não é com prazer, falo com desprazer por que o caminhão passa lá coletando lixo e o senhor Domingos é o primeiro que faz isso, joga lixo e depois sai denegrindo a imagem do governante, das autoridades…” Evangelista ainda pediu a colaboração da sociedade para ajudar na limpeza da cidade. Após as declarações contundentes, moradores da Rua da Estrela procuraram uma emissora de rádio local para falar que se sentiram ofendidos pelo vereador.

Dona Gercina: "Não sou Lixo!"
Dona Gercina: “Não sou Lixo!”

 Dona Gercina (75) moradora da rua citada pelo parlamentar pediu mais respeito e consideração pelo vereador: “Eu me senti ofendida, por que ele chamou todo mundo daqui de lixo. Eu tenho 75 anos e não sou lixo. Que respeite o povo…Então na hora de querer votos, nós somos santos e depois lixo? Não! Ele tem que respeitar…” desabafou dona Gercina, que reclamou que o Residencial Dona Sula, a poucos metros do local da polêmica deveria ser visto pelas autoridades: “ aqui, tá precisando de água, ele disse que aqui tem água abundante, é mentira dele! Aquí tá no abandono, tem muito meto entrando nas casas, as ruas esburacadas, sem estrada, lixo… quando chove a água e a lama não deixa os moradores atravessar pra cidade… E aí nós os moradores é que somos lixo?” questionou dona Gercina. As declarações do vereador João Evangelista não empacou apenas no beco da Rua da Estrela, muitos moradores de outros bairros criticaram o líder do governo na Câmara. A lama da polêmica desceu rua abaixo e foi parar nas discussões de moradores da Av. Presidente Médice (BR 230) onde um empresário alugou uma máquina retroescavadeira para desobstruir um canal em frente o seu comércio, invadido pela água suja e lama, estragando materiais de construções, depois de várias reclamações dos moradores para a Secretaria de Obras que não foi ao local e continua sem ir. Os moradores não pouparam a administração do prefeito Dr. Waldênio.

RESPOSTA

O empresário Domingos Ladeira esteve na quinta-feira (20-03) no Programa A Verdade do locutor Henrique Miranda o Chico Arara, Rádio Sertão de São João dos Patos para responder as acusações feitas pelo vereador João Evangelista, líder do governo na Câmara. Domingos Ladeira proprietário da Casa Paraibano classificou o episódio como lamentável. Domingos (natural de Paraibano) disse que se sente patoense, pois mora há 22 anos no município, onde constituiu família, que é gerador de empregos e de renda e que não tem nada que o desabone como cidadão e lamentou que um vereador usasse a tribuna da Câmara para acusar pessoas que colaboram com o desenvolvimento do município. Domingos considera a Tribuna da Câmara um espaço nobre e fica triste que um parlamentar o use para denegrir cidadãos e por questões pequenas que poderia ser resolvidasdom e h de forma civilizada: “Eu sei que o município tem muitas coisas para fazer, mas também existem máquinas novas que em 20 minutos resolveria o problema em questão, não precisava esse bafafá todo do vereador, existem tantas outras coisas para ele resolver também” declarou Domingos. Perguntado pelo locutor se havia alguma indisposição política da administração em relação a ele (Domingos), o mesmo respondeu que não sabia, não acreditava… Domingos informou que a questão do lixo próximo a sua casa é um problema antigo e que por diversas vezes tentou junto aos órgãos responsáveis uma solução, mas que sempre houve uma demora ou desculpas por parte da administração quanto ao período das chuvas e que a situação vai e volta. Quanto à acusação do parlamentar de que ele estava jogando galhos de manga e tudo no beco em questão, o empresário revelou que um dia o vereador Dedé Paulista (PMDB) estava visitando a rua, sentou em uma calçada para observar um trator abrindo uma vala para escoar a água que vem das quintas acima, das ruas e dos quintais das casas, os moradores estavam também estavam lá pedindo um quebra-mola na rua, pois o local fica próximo ao beco e tem uma curva fechada, quando chove a lama acumula e causa acidentes, mas que o pedido dos moradores nunca foi atendido pela Secretaria de Obras.

Ver.João Evangelista Foto:Lasan
Ver.João Evangelista Foto:Lasan

 MENTIROSO Domingos Ladeira disse que o vereador João Evangelista mentiu ao afirmar que ele joga lixo no beco ao lado da sua casa. “Ele falou errado essa questão de autoridade… No dia em que ele foi me pedir voto, eu não estava jogando lixo eu lhe respondi que ia votar em uma autoridade para resolver a questão daquele beco, por que todo dia passava uma autoridade na rua e não resolvia… a autoridade no caso era ele mesmo que realmente passa todos os dias lá… Mas não me viu jogando lixo como disse! Isso é mentira dele! […] Não sou só eu que digo isso, por que lá na região ele é conhecido como João Mentira” declarou domingos em relação ao vereador João Evangelista.

RESIDENCIAL DONA SULA ESTÁ COM PROBLEMAS 

Residencial Dona Sula  Foto:Lasan
Residencial Dona Sula Foto:Lasan

O vereador João Evangelista ao mexer no lixo do Beco da Rua da Estrela não imaginava que ia ver estrelas. Essas mesmas estrelas devem iluminar um conjunto de casas habitacionais doadas pelo Programa Minha Casa minha Vida do Governo Federal. Alí a iluminação pública é deficiente, o abastecimento de água e a limpeza urbana caótica. O site Paraibano News.Com esteve visitando o local como parte de uma matéria sobre os bairros e órgãos públicos de São João dos Patos a ser publicado futuramente. Domingos Ladeira é vizinho do Residencial e a convite do site também foi ao local em companhia do locutor Chico Arara. A situação do residencial, assim como de outros bairros não é a mesma que o Governo Interativo estampa nas páginas da internet. Sujeira, Buracos, Ruas com Sacos de Areia para conter a erosão nas ruas sem pavimentação e principalmente mato, muito mato invadindo as casas. Sobre essa situação durante o programa A Verdade, o empresário Domingos Ladeira comentou que as casas foram entregues mais sem conclusão dos serviços básicos como energia e água e ruas calçadas: “Entregaram sem condições de habitar, sem rede elétrica suficiente, até hoje são feito gambiarras de uma casa para outra, não há pavimentação, a água vem de um poço da matança (matadouro público) de onde os moradores fizeram encanação, cada um fazendo o seu ramal…” denunciou domingos. “ Em ralação àquelas casas do Residencial Dona Sula, até onde se sabe, o vereador João Evangelista era um dos responsáveis por aquele conjunto habitacional, tanto é que hoje tem gente insatisfeita por que recebeu uma casa e ele (João Evangelista) tirou e deu para outra pessoa… O Magão (atual presidente da Câmara de Vereadores) deu uma casa para um fulano e ele (João Evangelista) foi lá tirou e deu para outro… Então assim como é que uma pessoa dessa, que era para trabalhar pelo bem da comunidade, anda fazendo esse tipo de coisa? Dar para explicar?… Não dá!” concluiu o empresário Domingos.

j evDM 2Em sua mensagem final Domingos Ladeira, alertou o prefeito de São João dos Patos, Dr. Waldênio (PMDB) sobre o papel do líder do governo na Câmara. Segundo o empresário o prefeito deve ter cuidado: “Me dirijo ao prefeito Waldênio, para que ele ter mais atenção com esse líder do governo, por que esse líder aí em vez de estar puxando o prefeito para cima está puxando para baixo! Cuidado Doutor, com essa liderança! Veja Bem! Esse é um problema que não deveria estar acontecendo, um líder de governo irem uma tribuna, ocupando um espaço que era para resolver outros problemas e não ficar citando nomes de cidadãos… Eu sou um cidadão patoense, estou há 22 anos em são João dos Patos, nunca precisei passar por isso… sou um gerador de impostos e não tem nada que me desabone dentro de são João dos Patos… Procure em qualquer lugar… eu não preciso andar com mentiras para tapear o povo com palavras… Veja prefeito se essa liderança está realmente lhe ajudando” concluiu Domingos Ladeira.

O apresentador do Programa A Verdade, locutor Henrique Miranda, colocou os microfones da emissora para o direito de respostas ao vereador João Evangelista.  Para alguns moradores de São João dos Patos, o espaço do programa A Verdade vai ficar sem ser preenchido pelo vereador. Há rumores na cidade de que a cúpula da administração está orientanda aos subordinados a não responder críticas. Pelo menos é o que pessoas suspeitam sobre um acontecimento envolvendo um diretor de um departamento de trânsito e moradores de uma rua.

Imagem da Administração de Dr. Waldênio nos bairros.se deteriorando aos poucos. Foto:Lasan
Imagem da Administração de Dr. Waldênio nos bairros.se deteriorando aos poucos. Foto:Lasan

 Ninguém soube a versão do criticado. Para algumas pessoas, na administração do Governo Interativo, se não foi conforme o esperado, quanto mais silêncios nesse caso, melhor. 

Aliás, são muitas as reclamações sobre o Governo “Interativo” que ao que parece anda mais para “Imperativo” do que “Interativo”, em não agir nos bairros mais carentes. A reportagem deste site fez uma visita a alguns desses bairros e ao matadouro público de São João dos Patos, o local é irregular por vários problemas que a Vigilância Sanitária precisa e se faz necessário averiguar (matéria sobre esses locais o site postará em breve).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *