sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUESNOTÍCIAS REGIONAIS

Pastores da Assembléia de Deus do Médio Sertão se Reunem em São João dos Patos

Pastores em são J. dos Patos foto:Lasan
Pastores em são J. dos Patos foto:Lasan

 

Pastores das igrejas Assembleia de Deus, que pertencem à região do médio sertão maranhense, se encontraram em São João dos Patos na manhã de quinta-feira (20-03) para debaterem sobre a preparação do Congresso da União de Mocidade das Assembléias de Deus no Sertão-UMADES. A reunião aconteceu na sede central da igreja de São João dos Patos, e reuniu pastores presidentes e pastores convidados.

Na região são mais de 20 congregações da igreja e na reunião apenas 03 pastores não compareceram.

A reunião foi liderada pelo presidente da UMADS, Pastor Vilson Alves Ferreira de Paiva (IAD de São João dos Patos) e Francisco Alberto Vieira (São Domingos do Maranhão).  Após a leitura da palavra de Deus e louvores teve inicio a primeira pauta onde foram discutidos os trabalhos da UNILIDER e UMADES. Durante o debate ficou acordado que a UMADS não terá ligação com a UNILIDER em respeito à organização, mesmo reconhecendo a UINILIDER como órgão de convenção pronta para servi aos trabalhos da Igreja Assembléia de Deus. Outra pauta discutida foi quanto à data e local da realização do congresso da UMADS. A Igreja de São João dos Patos foi aclamada para sediar nos dias 25,26,27 de Julho o Congresso. Foram propostos ainda que houvesse mine-congressos, mas não foi definido data nem local. O pastor Francisco da Silva Lima (Marão) natural de Santa Inês e recentemente assumindo a congregação da IAD de Ibipira em Mirador explanou que geralmente nas UMADs os preletores e cantores são de outros estados e sugeriu que se dê valores aos aos pastores do sertão, para que tenham participação na UMADS para que tivessem oportunidade de ministrar.Pediu que se escolhesse um pastor do médio sertão maranhense e colocou o seu nome disponível. Os pastores apoiaram a idéia. Os preletores e cantores para o Congresso ficou sob a responsabilidade do pastor Vilson Alves indicar.

Pastor Francisco Aberto e pastor Vilson Alves foto:Lasan
Pastor Francisco Aberto e pastor Vilson Alves foto:Lasan

Os participantes da reunião sugeriram outros itens inerentes ao congresso como a criação de comissões para orientação de comportamentos juvenis, principalmente em relação às indisciplinas ou namoros, natural da idade dos jovens que irão participar. O pastor Francisco Alberto (vice-presidente da UMADS) levantou a questão do namoro que acontece nesses encontros: “Ultimamente temos visto coisas terríveis na mídia, existem programas infantis de televisão que perguntam a uma criança sobre quem é sua namorada, se tá ficando com quem? Então precisamos ver nesse Congresso algum tema que corresponda a necessidade dos jovens que nós conhecemos, dos jovens da nossa igreja…”disse o vice presidente da UMADS.

Pastor Vilson Alves, ressaltou que são situações delicadas, e que precisam de cuidados por parte de todos: “Esses encontros são importantes para que os nossos jovens possam se encontrar… nossos jovens não podem ficar presos, precisam se olhar, se encontrar e ser abençoados para que vejam e encontrem o horizonte na palavra de Deus” a resposta veio a partir do debate da reunião, que também acrescentou a influência da mídia, principalmente televisa e da internet sobre o comportamento juvenil na sociedade atual, ao qual a maioria dos jovens tem acesso. O Pastor Francisco Alberto disse que a comissão de conselheiros deve se envolver com essas situações e que o grupo de obreiros tem que ser vigilantes, que a situação não é fácil e que no meio de cristãos pode acontecer, sendo necessário saber o que se vai fazer. Esse detalhe sobre namoro no meio cristão foi o mote para sugestão da temática do Congresso, nos quais os pastores presentes sugeriram a criação de uma comissão temática, onde foram eleitos os pastores Magno de Jesus (IAd de Sucupira do Riachão) eleito coordenador, Ivan Ferreira(IAD de Buriti Bravo), João Veloso (Mirador), João Evangelista (Barão de Grajaú) e Francisco Marão (povoado Itinga-Mirador), que após análises das propostas votaram nos seguintes temas e sub temas: Tema para o Congresso da UMADS em 2014: “O jovem Cristão e o Genuino Pentecostes”. Sub temas: O Jovem Pentecostal e As Influências da Mídia (RM 12. 1,2), O Jovem Petencostal e a Obra Missionária (AT. 1-8), O Jovem Cristão Vivendo Na Plenitude do Espírito (GL 5.22), O Jovem Cristão Vivendo a Expectativa do Arrebatamento da Igreja (TS 4. 16;17), esse tema e subtemas foram escolhidos após criação de uma comissão temática, que avaliaram as propostas, ficando como tema para a UMADES: “O Jovem Cristão e o Genuíno Pentecostes”.

pastor Eliedson falando
pastor Eliedson falando

Durante a reunião ainda foram eleitas uma Comissão de Conselheiros com objetivos de orientar os jovens principalmente no local da hospedagem quando não estiveram participando das ações do congresso. Para o pasto Vilson nesses momentos é importante que os obreiros conversem com os jovens, que deem uma palavra pastoral explicando que o congresso não é um passeio e sim um trabalho: “Há local onde ficam até cem jovens hospedados, então é preciso muita atenção dos coordenadores, para fazer com que esses jovens entendam que não é um passeio e sim trabalho, mas o obreiro deve ter paciência com o povo e principalmente com o seu povo da igreja” frisou o presidente da UMADS, pastor Vilson.

A data de 25 a 27 de julho foi questionada pelo pastor João Evangelista. Para ele esse período pode coincidir com o ano letivo e as escolas onde seriam hospedados os jovens poderiam estar ainda de aula, devido os jogos da Copa do Mundo. Essa hipótese foi aceita pelos pastores que ficaram de pedir informações ao setor da educação em São João dos Patos, onde será realizado o Congresso da UMADS.  Uma das pautas que chamou a atenção foi em relação aos valores das inscrições, a princípio o pastor Francisco Alves explanou que antigamente os valores eram de 25 reais, mas que ficou defasado e pediu aos pastores que revissem esse valor e sugeriu que fosse de 30 reais: “Hoje 25 reais é insuficiente para cobrir as despesas com café da manhã, almoço, lanche e janta durante três dias… então temos que pensar no valor da inscrição”. O debate sobre esse item foi caloroso. O pastor Ivan Ferreira argumentou que existe família em que tem quatro filhos e que fica difícil pagar uma inscrição acima de 25 reais para todos, haja vista todos querem ir e que os pais ficam sem saída em mandar apenas um ou dois, o ideal é que o preço seja bom para que essa família mande todos os filhos, senão não manda nenhum para não desagradar os outros irmãos” o pastor Agnaldo (IAD Nova Iorque) concordou e acrescentou: “A nossa visão é que nesse Congresso se agregue mais jovens e eles tenham uma visão da palavra de Deus” o mesmo foi corroborado pelo pastor Fernando da igreja de São Francisco do Maranhão. Para o pastor Raimundo Vanderlei da igreja de Paraibano é preciso ponderar e discutir o que for mais acessível para as famílias e jovens e que as igrejas da cada município busquem alternativas a exemplo de patrocínios para que não fique pesado nas despesas. Depois do debate ficou acertado que o valor da inscrição para o Congresso da UMADS será de R$ 25,00.

Pastores em oração foto:lasan
Pastores em oração foto:lasan

A despesa geral do Congresso também foi debatida. Agnaldo propôs que o colega Raimundo Vanderlei faça parte da UMADS e seja eleito como presidente de honra. Foi aclamado por unanimidade. Foram propostos ainda que houvesse mine-congressos, antes do Congresso, mas não foi definido data nem local.

A Igreja de São João dos Patos após votação, foi eleita para sediar nos dias 25,26,27 de Julho o Congresso da UMADS..

Ao final foram feitas orações e todos foram convidados pelo pastor Vilson para um almoço no refeitório da Igreja Assembléia de Deus.

Reportagem e fotos: Léo Lasan convidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *