sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

Assembleia inaugura Complexo de Comunicação na próxima semana

O Complexo de Comunicação será um dos mais modernos do país,com Agência de Notícias,TV e Rádio
al cAssembleia Legislativa do Maranhão irá inaugurar oficialmente, no dia 17 de fevereiro, às 18h, o novo ‘Complexo de Comunicação’, um dos mais modernos do Brasil, que comporta em sua estrutura a Agência de Notícias, a TV Assembleia e a Rádio, com as mais modernas tecnologias do setor.
Todas as autoridades políticas maranhenses, entre deputados, vereadores, secretários e chefes de governo estadual e municipal, lideranças empresariais e jornalistas foram convidados para participar da cerimônia. Além deles, o presidente do Senado Federal, José Renan Calheiros, e o senador José Sarney, estão com suas presenças confirmadas.
Em um momento histórico, o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, junto com as autoridades irão realizar o desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa inaugural.
Logo em seguida, todos os presentes serão convocados a preencher o ‘Auditório Deputado Neiva Moreira’ (localizado no 1º andar do complexo) onde as autoridades irão compor a mesa e fazer seus pronunciamentos. Um vídeo institucional, produzido pela Tv Assembleia será exibido na ocasião.
Além disso, os convidados receberão uma ‘caixa box’, uma espécie de caixa com dvd’s que trazem documentários especiais e fotos frutos de um trabalho desenvolvido pela tv.
Ainda na solenidade de entrega do ‘Complexo de Comunicação’, os convidados terão a oportunidade de passear pelo prédio e conhecer as instalações da televisão, os estúdios de rádio e o News Room (redação integrada).
Será aberta uma coletiva à imprensa com todas as autoridades presentes e, para finalizar o evento, um coquetel será servido.
Nova estrutura
Com um investimento total de R$ 17 milhões e construído em uma área de 2.900 m² em modelo arquitetônico moderno, o ‘Complexo de Comunicação’ é divido em três pavimentos com elevadores, totalizando 45 salas. O térreo abriga os espaços de maior circulação, como por exemplo, camarim, sala de externa, manutenção da tv, sala técnica, estúdio de tv e auditório. No primeiro pavimento estão o arquivo, camarim, sala de reunião, mídias digitais, telefonia, CPD, ilha de pós-produção, sala de áudio, central técnica, master, switter, estúdios de rádio e a News Room – um novo conceito de redação com 44 bancadas para repórteres, que permite a integração entres os três veículos (rádio, tv e web). Já no segundo e terceiro pavimentos ficam as salas das diretorias, subdiretorias, coordenadores e o setor administrativo.
Para Jacqueline Heluy, diretora adjunta de Comunicação, a ideia de integrar rádio, tv e web em um só ambiente trará mais agilidade na divulgação das informações. “A comunicação integrada vem de forma positiva tanto para nós que levamos a notícia, quanto para o nosso público. O modo de gerenciar toda a preparação e divulgação da notícia vai ser mais rápido e mais eficiente. Tudo para que as ações do Legislativo cheguem à casa dos nossos ouvintes, leitores e telespectadores com transparência e agilidade”, disse.
Com o novo prédio a televisão, que já funciona em canal aberto, se modernizou ainda mais, ganhou novas ilhas de edições, as câmeras serão as mais modernas, enfim, toda a parte técnica foi completamente repaginada. E, agora o estúdio de gravação fica integrado à redação, um modelo moderno de se fazer jornal.
“O telespectador já deve ter percebido e vai perceber que a qualidade da imagem já melhorou consideravelmente. Nós temos um link digital, um sinal digital pra toda ilha de São Luís. O nosso é o segundo melhor sinal digital da capital. Vamos fazer uma nova averiguação para que a tv chegue com toda qualidade também em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa”, garante o diretor da TV, Adalberto Melo.
A programação que até então se resumia em programas como o Telejornal ‘Portal da Assembleia’, ‘Parlamento Cidadão’, ‘Em Foco’, ‘Parlamento Literário’, ‘Documento Especial’ e nos programetes ‘Ta na Lei’, ‘Agora eu Sei’ e ‘São Luís do jeito que é’, vai começar a se ampliar. Uma das ideias é ter um jornal matinal, que segundo a coordenadora de Jornalismo da TV, Cristiane Moaraes, “o novo telejornal vai informar a sociedade maranhense de forma mais factual as questões sociais, como por exemplo, demandas do sistema prisional”.
“Estamos aumentando a quantidade de programas para que possam dar conta dessa transmissão e ampliando os espaços jornalísticos. Uma nova grade de programação está vindo por ai.”, disse Adalberto Melo.
O rádio também trará novidades. A rádio Senado FM abrirá um espaço de duas horas em sua grade de programação para a Rádio Assembleia.
Homenagens
Cada setor do prédio faz uma homenagem em memória a jornalistas e radialistas maranhenses. No rádio, o estúdio de transmissão é chamado de ‘Núcleo Radialista Tony Castro’ e o estúdio de gravação ‘Núcleo Radialista Denny Cabral’. O estúdio de Tv recebeu o nome ‘Núcleo de Tv Jornalista Coelho Neto’ e a News Room ganhou o nome ‘Núcleo Jornalista Décio Sá’. O auditório foi batizado com o nome do jornalista Neiva Moreira.
Fonte:http://www.oimparcial.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *