sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

Após Ato Público Professores de São João dos Patos Conseguem 13% de Reajuste do Piso Salarial.

Professores em frente a Prefeitura  Foto:Antonio Luis
Professores em frente a Prefeitura Foto:Antonio Luis

Há 20 anos a cidade não tinha visto uma manifestação de professores

Na manhã desta segunda-feira, 27/04, os professores da rede municipal de ensino de São João dos Patos, realizaram ato público de paralisação como advertência das atividades, em prol de uma negociação do reajuste salarial e aprovação do plano de cargos e salários.  Os servidores reivindicaram a implantação do piso nacional de 13,01%, e  caminharam pelas ruas da cidade, de forma pacífica em protesto e esclarecendo os motivos do ato aos pais de alunos, alunos e toda sociedade.

Os professores e servidores da educação reuniram-se as 07 h. na sede do SINPROED, e deliberarem os motivos da paralisação, munidos com apitos, cartazes e faixas, seguindo numa caminhada pelas ruas da cidade. As 14 h. fizeram outro ato público, pelas ruas da cidade rumo a câmara de vereadores, que fica em frente a Prefeitura de São João dos Patos, onde pela manhã também fizeram protestos. Na Câmara Municipal a presidente do sindicato do professores, Marcilene Fonseca usou a tribuna e expôs para os parlamentares os motivos da manifestação.

Foto:Orleany Santana
Foto:Orleany Santana

A determinação do Sindicato seria uma paralisação até quinta-feira, 30/04, com o compromisso dos professores de repor as aulas posteriormente, para que não houvesse prejuízos aos alunos.

Pres.Sindicato Marcilene Fonseca  Foto:Orleany
Pres.Sindicato Marcilene Fonseca Foto:Orleany

Mais o prefeito de São João dos Patos, Waldênio Sousa entrou em acordo e decidiu repassar 13% para a categoria. Há muitos anos a cidade de São João dos Patos não havia realizado esse tipo de manifestação. A categoria dos professores teve o apoio da população e dos vereadores Tio Jardel e Márcio Kizueira e de muitos alunos que foram para o ato público com as caras pintadas e carregando cartazes, apitos e faixas com mensagens de incentivo aos professores

ENTENDA O CASO

Há aproximadamente 1 (um) ano, os servidores da educação através de seu sindicato, enviaram um Plano de Cargos e Salários, para apreciação do gestor municipal, onde se regulamenta os direitos e diretrizes do educador, o plano deveria ser avaliado pelo gestor, seus assessores e secretários, tendo este o direito de debater com a classe modificações e oferecer sugestões  e alterações, de forma democrática.

Professores e alunos  Foto:Orleany
Professores e alunos Foto:Orleany

Passado 1(um) ano, o gestor não se manifestou e nem ofereceu contra proposta ao plano, o que causou um mal estar junto aos educadores, que buscaram dialogar de todas as formas possíveis e impossíveis, buscando o apoio junto a vereadores e outros meios, nada foi resolvido.

Os Servidores da educação através de assembleia no dia 16/04 decidiram através de votação, pela paralisação de advertência, como única forma de atrair a atenção do gestor municipal para um diálogo sobre o plano de cargos e salários, sendo escolhida a data dia 27/04, para o ato.

Vereadores Tio Jardel e Márcio Kizueira e Prof. Hélio Pereira  Foto:Orleany
Vereadores Tio Jardel e Márcio Kizueira e Prof. Hélio Pereira Foto:Orleany

Ocorre que Secretaria de Educação, convocou os servidores para uma “reunião” ou palestra na sede da câmara, com Paulo Buzar, no dia 18/04 onde o assunto em pauta seria, Lei de responsabilidade fiscal e o plano de cargos e salários, nesta ocasião, foram mostradas as contas referentes a secretaria de saúde e educação, vindo em seguida a proposta de reajuste salarial de 2,5%, abaixo da perdas inflacionárias, do reajuste do salário mínimo e muito abaixo do piso nacional.

Essa proposta desencadeou um descontentamento geral entre os professores, que mais uma vez se reuniram e decidiram manter a paralisação para o hoje dia 27/04, só que agora com mais uma reivindicação, um reajuste salarial mais digno e uma melhor valorização financeira da classe.

Abacaxi   Foto:Jackson Duarte
Abacaxi Foto:Jackson Duarte

Percebendo que a paralisação seria inevitável, o Sr. prefeito Waldênio de Sousa, solicitou junto ao SINPROED uma reunião com os representantes da categoria, onde o intuito seria negociar, oferecer propostas, dialogar, para que se chegasse a um senso comum e se evitasse a paralisação. Assim marcou-se um encontro para o dia 25/04, na sede do SINPROED, tendo comparecido o prefeito, a secretária de educação, o presidente da câmara de vereadores, professores representantes de todas as escolas do município, diretoria do SINPROED e outros convidados como o Padre Luzimar.

A reunião transcorreu de forma tranquila, com ambas as partes expondo seus pontos de vista, com o poder executivo demonstrando os gastos e despesas, que segundo o mesmo, inviabilizaria o pagamento dos 13,01%, tendo o mesmo chegado a propor, que levaria para discussão e posteriormente aprovação da câmara o plano de cargos e salários, na data de 25/05/2015 e que com muito sacrifício só poderia oferecer um reajuste de 8% de aumento para os professores.

A presidente do SINPROED, Marcilene Fonseca se encarregou de levar a proposta para apreciação dos professores e dá uma resposta ao gestor na mesma data.

Realizada a assembleia junto aos professores no mesmo dia, após uma convocação emergencial, no auditório da Unidade Integrada 31 de Março, a maioria decidiu por manter a paralisação de advertência e lutar pelo reajuste de 13,01%.

REPORTAGEM:JACKSON DUARTE COM EDIÇÃO DE LÉO LASAN.

ABAIXO MAIS FOTOS DO ATO PÚBLICO QUE CHAMOU A ATENÇÃO E TEVE APOIO DO POVO PATOENSE PARA OS PROFESSORES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *