sábado, abril 20, 2024
DESTAQUES

Aluno Patoense Representará o Maranhão em Minas Gerais.

Na foto o prefeito Dr. Waldenio e o aluno Jardel,   Maria Clara e Jéssica e professores
Na foto o prefeito Dr. Waldenio e o aluno Jardel, Maria Clara e Jéssica e professores

Terminou há dez dias o trabalho de seleção de textos semifinalistas da Olimpíada 2014. Nos 26 Estados e no Distrito Federal, comissões julgadoras leram e escolheram os textos que representarão cada Unidade da Federação nas etapas regionais do programa que escolherão, por sua vez, os finalistas. 

Secretaria de Educação Oneide com alunos e professores
Secretaria de Educação Oneide com alunos e professores

Foram selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros. O número total de vagas de cada Estado para a semifinal da Olimpíada depende do número de textos enviados para a etapa municipal. No dia 22/10 o Portal Escrevendo o Futuro irá publicar os nomes de todos selecionados, juntamente com seus professores, escolas e cidades Mais o site Paraibanonews.com revela com exclusividade o resultado da região do médio sertão maranhense. O aluno que vai representar esta região do Estado na semifinal em Belo Horizonte é de São João dos Patos e estuda na Unidade Integrada Governador  Newton Bello. Além dele mais duas alunas de São João dos Patos participaram da Olimpíada da Língua Portuguesa 2014. As alunas são da Escola Padre Santiago sendo que Maria Clara Leal de Sousa concorreu na categoria memórias literárias com o texto” Pedra Consinada” e Jéssica Ribeiro Dias com o texto “O Medo de Não Pertencer” ambas alunas orientadas pela professora Iris Nazaré Barros dos Santos.

Jardel Santana em foto de Leo Lasan
Jardel Santana em foto de Leo Lasan

Poesia O aluno vencedor na etapa estadual e que agora vai para a semifinal em nível nacional é Jardel Santana Sousa, da UI Governador Newton Bello, de São João dos Patos, que concorreu na categoria Poesia com o texto: “Canção dos Patoenses”, sob a supervisão do professor Cleiton da Silva Corrêa e deverá estar na capital mineira no dia 28 de outubro para a eleição da final em Brasília em 19 de novembro.

Escola Newton Bello Foto:Lasan
Escola Newton Bello Foto:Lasan

Para chegar ao pódio estadual Jardel Santana que é aluno do 5º ano concorreu com 112 poemas selecionados no Estado. Na final estadual disputou com os alunos Johnilton Costa da Silva, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “A vida no meu lugar”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva e Renato Platinir Miranda Luiz, da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, de Porto Franco, com o texto: “Gosto tanto daqui”, sob a orientação da professora Hildamara Feitosa dos Santos. Memórias Literárias A também patoense Maria Clara Leal de Sousa, da E.U. Pe. Santiago Prieto, de São João dos Patos, com o texto: “Pedra Consinada”, sob a orientação da professora Iris Nazaré Barros dos Santos disputou vaga na final estadual na categoria memórias literárias com os alunos Luís Henrique Lima Alves, do Colégio Frei Germano de Cedrate, de Trizidela do Vale, com o texto: “Galopadas na velha Estrada Nova”, sob a orientação do professor Gessé Alves Ferreira e Anderson Carlos Lopes Gatinho, da UI Cândido Reis Costa, de Apicum-Açu, com o texto: “Inesquecíveis Lembranças”, sob a orientação da professora Maria de Lourdes Cardozo Castro. Mais dois maranhenses irão a Belo Horizonte, sendo que um deles é de Imperatriz e o outro o site não obteve o nome confirmado.

Maria Clara e Jéssica Dto: CENCON SJP
Maria Clara e Jéssica Dto: CENCON SJP

Crônica: Outro destaque da nossa região foi aluna Maria Eduarda Vieira Soares, do C.E. Gastão Dias Vieira, de Lagoa do Mato, com o texto: “A primeira crônica”, sob a orientação da professora Maria José Lopes Macedo. De Paraibano não foi divulgado o nome de nenhum aluno, mas mesmo assim duas alunas do município já foram para as semifinais em Belo Horizonte nos anos anteriores. São João Dos Patos se destaca mais uma vez entre as escolas maranhenses e participa pela quarta vez das Olimpíadas O Maranhão teve 14 estudantes selecionados para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – “Escrevendo o Futuro”, que será realizada de 28 de outubro até 19 de novembro. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, e premia textos produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país nos gêneros Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião, além de promover a formação de professores da rede pública. jardelParticipam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.  Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema (para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias (voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio). Para ampliar as fotos clique sobre as mesmas Reportem Léo Lasan com informações da SEDUC-MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *